top of page

Centro de
Reabilitação
de

O Centro de Reabilitação da AFR atende pacientes de todas as idades com deficiência física e crianças com deficiência intelectual, cujo quadro clínico se enquadra em uma das seguintes linhas de cuidado (patologias atendidas):

Amputação

Compreende as pessoas com amputações realizadas nos membros inferiores e superiores em decorrência de doenças vasculares, traumatismos, diabetes, infecções, queimaduras, tumores, entre outras causas.

Doenças Reumáticas

Compreende as pessoas com doenças que atacam os ossos, cartilagens, articulações, tendões, ligamentos e músculos, isto é, o aparelho locomotor. 
Os tipos mais conhecidos são: a artrose, diversas formas de artrite, a gota, a osteoporose; a fibromialgia, a espondilite anquilosante, as tendinites, bursites, várias doenças que acometem a coluna vertebral e algumas doenças auto-imunes.

Doenças Ortopédicas

Compreende as pessoas com doenças do sistema músculo-esquelético, que inclui ossos, músculos, ligamentos, tendões, articulações, e aos traumas.

 

Problemas ortopédicos mais comuns:. reumatísmo nos ossos, lordose, artrite reumatoide, bursite, artrose, tendinite na mão, no ombro e no pulso, escoliose, cifose e fibromialgia

Doenças Neuromusculares

Compreende as pessoas com doenças de causa hereditária que têm origem no músculo (miopatias) ou no nervo periférico (neuropatias). São exemplos de doenças neuromusculares: distrofia muscular, miopatia congênita, miotonia, amiotrofia espinhal, neuropatia hereditária, ataxia, esclerose lateral amiotrófica
e esclerose múltipla.

Lesão Encefálica Adquirida (Infantil e Adulto)

Compreende as pessoas que sofreram lesões encefálicas, como traumatismo craniano-encefálico (TCE), acidente vascular encefálico (derrame), infecções cerebrais, tumores, anóxias (falta de oxigênio) e Doença de Parkinson.

Lesão Medular

Compreende as pessoas paraplégicas ou tetraplégicas em função de uma lesão na medula espinhal, em geral causada por acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo, quedas, tumores e infecções.

Má-Formação Congênita

Compreende as pessoas com má-formação congênita dos membros, como displasia congênita do fêmur, e outras patologias, entre elas osteogenesis imperfecta (doença dos ossos de vidro) e artrogripose múltipla congênita (articulações rígidas).

Mielomeningocele

Compreende as pessoas com má-formação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral, como mielomeningocele, lipomeningocele, espinha bífida oculta, agenesia da coluna lombo-sacra, entre outros. Esse grupo de doenças afeta diversos órgãos e sistemas do organismo, comprometendo o funcionamento da bexiga, do intestino e dos membros inferiores.

Paralisia Cerebral

Compreende as crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, causando desordens no desenvolvimento da postura e do movimento.

Sequelas de Poliomielite

Compreende pessoas que foram vítimas da poliomielite (paralisia infantil). Ainda que, após intensas campanhas de vacinação, a doença tenha sido erradicada no Brasil em 1989, muitos pacientes possuem sequelas motoras.

Deficiência Intelectual

Compreende as crianças com deficiência intelectual (síndromes diversas, lesões cerebrais, transtorno do espectro do autismo - TEA ou suspeita de TEA, Fenilcetonúria Clássica (PKU) e Erros Inatos do Metabolismo). As causas destas limitações na inteligência são variadas e, em muitas situações, desconhecidas. Além da genética, alguns dos fatores de risco são: tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas pela mãe durante a gestação. Prematuridade, baixo peso ao nascer e desnutrição até o fim da adolescência também estão na lista.

 

Os principais tipos de deficiência intelectual são as síndromes de Down, do X-Frágil, de Prader-Willi, de Angelman, de Williams, Alcóolica Fetal e de Rett.

Para identificar se o quadro do paciente corresponde às linhas de cuidado atendidas pela AFR, é feito um exame médico inicial. Se for confirmado o enquadramento, o Paciente segue para a avaliação de uma Equipe Interdisciplinar, responsável por determinar os objetivos do tratamento e o plano de terapias mais adequado para atingi-los. Dessa forma, o Paciente recebe um atendimento personalizado, que considera suas necessidades, potencialidades e limitações, além do ambiente em que ele vive, as tarefas que deseja executar e a assistência recebida de seu cuidador. Todo o plano terapêutico trabalha com a perspectiva da alta, de maneira que o Paciente tenha ciência das metas que serão cumpridas pelo processo de reabilitação e em que período de tempo isso deverá acontecer.

 

A evolução do tratamento é monitorada a partir de critérios definidos por cada Setor Terapêutico envolvido. Em termos gerais, o tratamento oferecido tem como metas promover a independência do Paciente, preservar suas funções motoras e estimular seu máximo potencial, sempre de acordo com as possibilidades individuais. Quando é indicado o uso de órteses ou próteses, o trabalho de reabilitação busca auxiliar na adaptação do Paciente, o que inclui a colocação e a realização de atividades diárias.

As terapias oferecidas nos Centros de Reabilitação têm como foco promover a melhora funcional, sensorial, emocional e cognitiva do Paciente e podem ser realizadas individualmente ou em grupo, de acordo com o tratamento indicado. A AFR busca disponibilizar os métodos terapêuticos mais atuais.

Pautados no compromisso da AFR com a promoção do atendimento humanizado, o Centro de Reabilitação estimula o envolvimento total do Paciente e de seus familiares no tratamento, trazendo-os para o centro do processo de reabilitação. Para promover o bem-estar desses públicos, são realizadas atividades culturais e de entretenimento, como sessões de cinema, shows de talentos e outras praticas multiculturais como bailes de carnaval, festas de quadrilha caipira, entre festividades.

bottom of page