top of page
Cientista no Tablet

Pesquisas
e Projetos

A AFR investe em projetos e pesquisa na Área de Reabilitação, fundamental para a inovação tecnológica, a evolução do tratamento de pacientes de alta complexidade e o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais. 

NEPP - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos

O NEPP é o órgão executivo do Conselho Científico da AFR, a quem cabe analisar, autorizar e acompanhar as propostas de Pesquisa Acadêmica/Científica, com as seguintes atribuições:

 

Estimular e viabilizar a execução de pesquisas científicas na AFR, realizadas ou não em colaboração com entidades parcerias e com as instituições de ensino visando cooperação técnico-científico;

 

Organizar visitas técnicas e acadêmicas, palestras, simpósios, cursos de extensão e pós-graduação e outros eventos científicos, visando o desenvolvimento do conhecimento, tecnologias e inovação no âmbito institucional, são também fomentados e acompanhados.

Programa de Bolsa de Aperfeiçoamento Profissional (PBAP) da AFR, oferecido a profissionais recém-formados nas diversas áreas da Reabilitação, é desenvolvido com foco na evolução acadêmica dos bolsistas, treinando preceptores, propiciando a experiência científica e orientação metodológica na construção de monografia.
 

Confira abaixo algumas Monografias e Trabalhos Acadêmicos:

Pesquisas Científicas/Institucionais

Conduzidas por profissionais da AFR, são voltadas para a produção de conhecimento científico. Todas as pesquisas realizadas na AFR passam pela aprovação do NEPP. 

Drª Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga
Psicóloga, Mestre e Doutorada em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela UERJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos da AFR.

Para mais informações sobre a área de Pesquisa, entre em contato:

+55 (21) 2109-2626

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Disseminação de conhecimento

Com a preocupação de atuar como difusora de conhecimento científico em Reabilitação, a AFR apoia a divulgação de artigos científicos por seus profissionais em publicações indexadas, que possuem critérios de seleção rigorosos e submetem as pesquisas à avaliação de pares para atestar sua inovação e validade.

 

Confira abaixo alguns artigos científicos publicados pelos profissionais da AFR:

Estudo de prevalência de incapacidades

Em 1993, a AFR iniciou um trabalho pioneiro e de grande importância para as ações de saúde em todo o Brasil: o Estudo de Prevalência de Incapacidades. Este Estudo, realizado em forma de pesquisa, visa indicar, por amostragem, a prevalência de incapacidades, ou seja, o número de pessoas com deficiências em determinadas regiões, dentro de um quadro comparativo.

O Estudo analisa os diferentes tipos de deficiências, gravidade e os fatores sócio-econômicos envolvidos. Também verifica a disponibilidade e a localização dos recursos materiais e humanos direcionados à saúde e Reabilitação de pessoas com deficiências.

A pesquisa da AFR não faz a relação das condições de vida com a deficiência. Entretanto, muito pode ser extraído do relatório como, por exemplo: estatísticas objetivando verificar se o maior ou menor número de deficientes está entre diferentes classes sociais.

O que prevalece como incapacidade em determinadas comunidades, pode ser um bom referencial para a conclusão de inúmeras circunstâncias, por exemplo, como é a situação social; se um grande número de paralisia cerebral é fruto da falta de um pré-natal; se há deficiências com as condições sanitárias básicas em determinado município.

De acordo com as estatísticas, pode-se detectar o que é necessário implementar em cada região para a melhoria da qualidade de vida da população.

Nova Friburgo-RJ 
Resende-RJ

Para mais informações sobre como realizar o Estudo em sua cidade, entre em contato:

+55 (21) 2109-2626

De segunda a sexta-feira, das
9h às 12h e das 13h às 17h

Obrigado pelo envio!

bottom of page