importante para conscientizar a sociedade sobre esse transtorno de aprendizagem que afeta cerca de 5% da população mundial.
O desempenho escolar é um motivo de atenção para crianças e adolescentes, assim como para seus familiares. As expectativas em torno do estudante são muitas, como aprender todo o conteúdo programado, tirar boas notas e passar no ENEM para ingressar no curso que proporcione sucesso profissional e independência financeira.
No entanto, quando surgem dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, marcadas por trocas, omissões, junções e aglutinações de letras; confusão entre letras como em mão por não, faca por vaca, pobre por popre, omissão de letras e/ou sílabas, guera por guerra; adição de letras, união de uma ou mais palavras e divisão inadequada de vocábulos, etc., o sonho de sucesso escolar pode começar a parecer difícil de se realizar.
As explicações para essas dificuldades são variadas e ainda não há um consenso científico sobre o assunto.
Uma explicação é que a dislexia é uma patologia ligada ao funcionamento neurobiológico e/ou neuropsicológico. Nesse caso, o desenvolvimento do aluno é visto como uma consequência de sua própria condição, o que pode levar a sentimentos de culpa e fracasso.
Outra explicação é que a dislexia é uma dificuldade de adaptação ao processo de alfabetização que lhe é apresentado. Nesse caso, a responsabilidade recairia sobre a escola e a família, que não estariam fornecendo o suporte necessário ao aluno.
Independentemente da explicação, é importante vermos o sujeito e não suas dificuldades. Através do trabalho interdisciplinar, entre fonoaudiólogos, médicos, neuropsicopedagogos, psicólogos, escola e família, podemos ajudar o estudante a vencer suas dificuldades e realizar seus sonhos.
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