top of page

AFR adere a campanha: Gentileza é a Natureza

Anualmente, no dia 13 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial da Gentileza, com mobilizações em todo o Mundo. A ideia do Dia Mundial da Gentileza surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam a ideia da gentileza. O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. No Brasil, a data foi instituída em 2005.

Esse ano, a Rede Mundial Pontinho de Luz, traz como temática: Gentileza é a Natureza. Sendo assim, a Associação Fluminense de Reabilitação participará da ação, convidando Diretoria, Colaboradores e Pacientes a serem Gentis com a Natureza.

Fizemos um levantamento dos últimos seis meses, da utilização de Copos Descartáveis de água e café e os números impressionam:

1) Copo Descartável de Café de 50ml: de Maio à Outubro de 2022 foram utilizados 11.050 unidades.

2) Copo Descartável de água 200ml: de Maio à Outubro de 2022 foram utilizados 102.500 unidades


Gerando um impacto ambiental importante, além de financeiro de mais de R$6.000 (seis mil reais) para a Instituição.

A preocupação da Instituição com o meio ambiente não é de hoje. Como forma de economizar e produzir energia limpa, a Associação Fluminense de Reabilitação, com o apoio do Ministério da Saúde, investiu na instalação de placas solares que prometem ser aliadas na gestão sustentável.

O sistema fotovoltaico da AFR conta com 271 módulos, ocupando uma área de 704 m² de telhados que possuem potência instalada de 149,050 kWp. A instalação das Células Fotovoltaicas na AFR resultou em uma economia nas contas de energia de julho a outubro de 2022 no montante de R$ 26.597,61, correspondentes ao consumo de 73521 kwh. Esta iniciativa representou ainda a redução na emissão de 33 toneladas de CO² e ao plantio de 99 árvores.


Cada vez mais, empresas investem em tecnologias capazes de colaborar com a sustentabilidade e proporcionar economia, principalmente em tempos de escassez de recursos. Essa é a realização de um antigo sonho de Gestão da AFR. O investimento na geração de energia, usando uma fonte limpa e renovável, contribui para a preservação do planeta e dos recursos hídricos, tornando-se uma realidade, graças ao apoio de Emenda Parlamentar do Ex-Deputado Índio da Costa.


AFR no Dia Mundial da Gentileza:

Com a temática de 2022, Gentileza é a Natureza, convidamos Colaboradores, Clientes e Familiares, nos dias 10/11 (5ª) e 11/11(6ª) a trazerem de Casa seu copo reutilizável, garrafinhas de água, caneca para o consumo interno de água e café, contribuindo assim de forma GENTIL com o meio ambiente.

Esperamos contar com a adesão de todos, e quem sabe trazer pra nossa rotina diária a utilização de copos/garrafas reutilizáveis. Lembre-se do número que mostramos acima, totalizando a utilização de 113.550 unidades de copos, nos últimos seis meses na AFR.

Fica o nosso convite para o Dia Mundial da Gentileza.

Em tempo, vamos realizar a captação de imagens durante as datas citadas, mas iremos postar em nossas redes sociais apenas dia 13/11 – Domingo – que é o Dia Mundial da Gentileza e usaremos a hashtag #gentilezaéanatureza


Bora praticar a Gentileza?


Por: Paola Amaral

Uma ação do Voluntariado da AFR em parceria com o Marketing


0 comentário
bottom of page