top of page

AFR investe em sistema de energia solar

A AFR que é referência - quando o assunto é Reabilitação - se transformou também em paradigma de sustentabilidade e eficiência energética.

Cada vez mais, empresas investem em tecnologias capazes de colaborar com a sustentabilidade e proporcionar economia, principalmente em tempos de escassez de recursos. A exemplo disso estão os sistemas fotovoltaicos, destinados à na produção de energia própria, através do sol. Como forma de economizar e produzir energia limpa, a Associação Fluminense de Reabilitação, com o apoio do Ministério da Saúde, investiu na instalação de placas solares que prometem ser aliadas na gestão sustentável.


Segundo, Telmo Hoelz, - Superintendente da AFR - a ideia de investir em energia alternativa faz parte dos planos da Instituição há pelo menos cinco anos. "Somos uma Instituição filantrópica que sempre procura otimizar os recursos, proporcionando melhorias em todo o Centro de Reabilitação, focando sempre na aplicação de recursos na melhoria da qualidade do atendimento a seus pacientes”, explica.


O sistema fotovoltaico conta com 271 módulos, ocupando uma área de 704 m² de telhados que possuem potência instalada de 149,050 kWp. A estimativa de geração de energia é de 50% de nosso consumo atual. Por estimativa, o Projeto deverá reduzir cerca de 2.405.000 kg CO2 na atmosfera, o equivalente a 16.997 árvores plantadas. A previsão para início de funcionamento é na primeira quinzena de maio.


Telmo salienta que a conta de luz, em média, é de R$ 30.000,00. “Nossa expectativa é de redução de 45 a 50% da conta de energia elétrica”, comenta.


Essa é realização de um antigo sonho, a instalação de Células Fotovoltaicas. O investimento na geração de energia, usando uma fonte limpa e renovável, contribui para a preservação do planeta e dos recursos hídricos, foi possível, graças ao apoio de Emenda Parlamentar do Ex-Deputado Índio da Costa.


Curiosidade:

Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

Conectada à rede da empresa o sistema possibilita gerar a própria energia elétrica e compartilhar o excedente com a concessionária Enel, reduzindo o impacto na conta de luz. Esse sistema gera energia limpa e renovável ajudando a melhorar o meio ambiente. As placas solares reagem com a luz do sol e produzem energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis, instalados sobre um espaço determinado, são conectados uns aos outros e então conectados em um Inversor Solar.

O inversor solar faz a conversão da energia solar das placas fotovoltaicas – Corrente Continua – CC – em energia elétrica que pode ser utilizada para qualquer equipamento elétrico – Corrente Alternada – AC -. A energia que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para as dependências da AFR, e assim reduz a quantidade de energia que é comprada da distribuidora Enel.

0 comentário
bottom of page