Com idealização do setor NEPP juntamente com a realização do setor de Marketing da AFR, o intuito dos Minicursos AFR é introduzir temáticas do campo da saúde e da deficiência, apresentando os conceitos fundamentais que norteiam as políticas públicas e as práticas para o cuidado da Pessoa com Deficiência, de forma a privilegiar, embasamentos para futuras práticas profissionais pautadas em uma perspectiva de uma clínica ampliada de olhar profissional.
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de uma sala de aula virtual que poderá ser assíncrona e/ou síncrona, utilizando-se material didático multimídia. Durante a transmissão, os participantes serão incentivados a fazer intervenções e a interagir com os professores para tirar dúvidas, complementar informações e trocar experiências. O curso contará com uma carga horária que pode variar entre três e quatro horas de duração.
↓ Confira agora os próximos Minicursos AFR disponíveis de forma gratuita! ↓
Aprendizagem para além do ambiente escolar
Ministrado pela Neuropsicopedagoga da AFR Moara Lannes, o Minicurso "Aprendizagem para além do ambiente escolar" consiste em compreender a importância da psicologia para o processo de aprendizagem, a partir do reconhecimento dos conflitos como eventos valiosos para o processo de aprendizagem; Analisar as etapas do processo de avaliação psicopedagógico e as características que diferenciam as dificuldades dos transtornos de aprendizagem; Refletir sobre o desenvolvimento de caminhos metodológicos educativos, a partir da modalidade de encontros virtuais, para a promoção da aprendizagem em tempos de pandemia. Conteúdo Programático:
1. Psicologia da Aprendizagem:
2. Aprendizagem e desenvolvimento: a concepção genético-cognitiva da aprendizagem;
3. Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica-Procedimentos para a conduta clínica.
Público Alvo:
Professores, pais, profissionais vinculados a área de educação, pedagogos, psicopedagogos. Curso com certificado (Gratuito), com participação efetiva de 75 % de presença a ser enviado por e-mail.
Lista de presença disponibilizada ao fim das aulas por e-mail (2 palavras chaves no Início e no Fim da aula)
Público: Interno e externo (50 Participantes)
- Universitários de qualquer área;
- Profissionais de saúde e educação.
Material Bibliográfico disponibilizado no Drive do Curso
Inscrições realizadas somente on-line, em uma página especifica a ser disponibilizada no período de divulgação do curso.
Inscreva-se agora clicando neste link! Inscrições: Dados pessoais e profissionais mais documento comprobatório de estudante ou profissional.
Moara Lannes Salles Silva - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especializada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG. Supervisora do Setor de Neuropsicopedagogia da Associação Fluminense de Reabilitação - AFR. Professora da Pós- Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Maria Thereza - FAMATH. Graduada do Curso de Psicologia da Faculdade Maria Thereza - FAMATH. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva PPGSC-ISC/UFF.
A concepção do Corpo na Psicanálise e sua ressonância na clínica
Ministrado pela Dra. Claudia Pitanga, o Minicurso "A concepção do Corpo na Psicanálise e sua ressonância na clínica" tem como objetivo promover o encontro do acadêmico de psicologia e áreas afins com a concepção de corpo tal como é fundamentado pela teoria e clínica psicanalítica, trazendo à tona a subversão freudiana, em sua releitura de Jacques Lacan.
Conteúdo Programático:
1. Corpo e o organismo;
2. A subversão freudiana;
3. A etiologia das neuroses;
4. A conversão histérica;
5. Narcisismo;
6. As pulsões e os objetos parciais;
7. O corpo como fonte de mal-estar;
8. O corpo do simbólico. Público Alvo:
Graduandos do curso de psicologia, e áreas afins, psicólogos e interessados pela psicanálise. Curso com certificado (Gratuito), com participação efetiva de 75 % de presença
- Será enviado por e-mail.
Lista de presença disponibilizada ao fim das aulas por e-mail (2 palavras chaves Início/Fim)
Público: Interno e externo (50 Participantes)
- Universitários de Psicologia a partir do 5° Período;
- Psicólogos e áreas afins.
Material Bibliográfico disponibilizado no Drive do Curso
Inscrições realizadas somente on-line, em uma página específica a ser disponibilizada no período de divulgação do curso.
Inscrições: Dados pessoais e profissionais, mais documento comprobatório de estudante ou profissional.
Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga - Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Celso Lisboa (1987), Mestrado (2006) e Doutorado (2014) em Psicanálise pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com área de concentração em Pesquisa e Clínica em Psicanálise. É coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos da Associação Fluminense de Reabilitação. Docente adjunto 1 - da Faculdade Maria Thereza - Famath - e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA - também da Faculdade Maria Thereza; Tem 28 anos de atuação clínica em instituição de reabilitação, na área da deficiência e supervisão acadêmica. Atua também em consultório particular. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: psicanálise e psicossomática; psicanálise e instituição; a clínica da psicose; modelo psicossocial da deficiência. É autora do livro Escritas do corpo na psicose e de artigos e capítulos de livro sobre psicanálise.
Kommentarer