top of page

Uma coluna saudável começa na infância: saiba como o RPG pode ajudar!

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Por: Tainah Albuquerque Faria - Fisioterapeuta, CREFITO 83133

Crianças e adolescentes em idade escolar desenvolvem frequentemente problemas posturais que acometem a coluna vertebral e outros segmentos. Este é um assunto de extrema preocupação e atenção para pais e profissionais da saúde, já que estudos afirmam que grande parte dos problemas em articulações e músculos em adultos tem início na infância e na adolescência.


As desordens funcionais no corpo que ocorrem em resposta a doença ou lesão são multifatoriais. Postura errada, peso exagerado das mochilas escolares, mobiliário inadequado e tempo prolongado de uso de telas (smartphone, TV e videogames) alteram a distribuição de cargas nas estruturas e músculos, causando estresse e consequentemente dor, degenerações e inflamações à longo prazo.


As alterações posturais mais comuns são: a escoliose, hipercifose, cabeça projetada anteriormente, retificação cervical e lombar, além de assimetrias em ombros e ilíacos. O conhecimento da percepção corporal e da postura correta são imprescindíveis. Se faz necessário a adequação do mobiliário e a realização de pausas a fim de evitar o tempo prolongado em posições estáticas.


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o peso das mochilas escolares não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança e do adolescente. Portanto, deve-se analisar a necessidade de materias escolares em grandes quantidades ou duplicidade, como: lápis de cores, canetas, entre outros. Dividir cadernos por semestre também pode ser uma opção.


Fique atento a qualquer reclamação da criança. Ao primeiro sinal de dor ou alteração postural, consulte o pediatra ou ortopedista. O RPG (Reeducação Postural Global) é um método da Fisioterapia aprovado e reconhecido cientificamente pelo mundo todo, que auxilia na melhora da postura, corrigindo alterações e compensações posturais. Além de proporcionar a melhora da imagem corporal, do equilíbrio e alívio de tensões musculares.

Melhore sua qualidade de vida e veja a indicação do RPG na AFR, como parte do seu tratamento. Procure seu médico e agende sua avaliação conosco, através do número: (21) 2109-2626.





0 comentário
bottom of page