Pergunte à AFR: Afasia

Recentemente, o ator de Hollywood, Bruce Willis, foi diagnosticado com Afasia e precisou ser afastado das telas, o que pegou muita gente de surpresa. Mas afinal, o que é Afasia? Decidimos procurar o Dr. Guilherme Pinheiro (52.61642/9), Ortopedista e Geriatra da AFR, que explicou um pouco mais sobre essa disfunção neurológica que acomete milhares de pessoas.

AFR – O que é a Afasia?

Dr. Guilherme Pinheiro – A definição de Afasia é exatamente a falta da fala. Quando o indivíduo tem uma Afasia, ele não consegue falar.


AFR – Quais os principais tipos e suas pontuais diferenças?

Dr. Guilherme Pinheiro– A Afasia pode ser total, quando o indivíduo não consegue expressar nenhuma palavra. Ou pode ser parcial, quando o indivíduo tem uma Afasia de Expressão, como provavelmente está acontecendo com o ator Bruce Willis. Ou seja, o indivíduo pensa numa palavra e ele não consegue falar a palavra que pensa. Por exemplo: ele pensa na palavra casa, mas fala rua. Ele pensa na palavra carro, mas fala a palavra pássaro. Então, ele pensa numa palavra mas não consegue expressar a palavra que pensa, daí o nome Afasia de Expressão.


AFR – O que pode provocar o aparecimento desta doença?

Dr. Guilherme Pinheiro – Nos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s) esquêmicos e hemorrágicos, as dificuldades de fala são muito comuns, entre elas, a Afasia - que pode ser tanto de expressão, quanto completa. Ou em casos demenciais, que pode ser o caso do Bruce Willis, relacionado a doenças demenciais. Várias doenças que podem provocar demência provocam a Afasia de expressão, ou a própria Afasia de expressão pode ser classificada como demência.


AFR – Existe tratamento para Afasia?

Dr. Guilherme Pinheiro – Não existe um tratamento medicamentoso para Afasia. Você não tem como dar um remédio para melhorar a doença, mas você tem como dar um remédio para melhorar a parte cognitiva. Se você melhora a parte cognitva, você melhora a Afasia.


AFR – Qual o papel de uma Equipe Multidisciplinar de Reabilitação neste tratamento?

Dr. Guilherme Pinheiro – O grande tratamento é a Fonoaudiologia. A Fonoaudiologia e a Terapia Ocupacional ajudam muito na Afasia de Expressão. Em tempo, eu gostaria de citar também o acompanhamento psicológico. Esses pacientes passam por muitos sofrimentos psíquicos devido a essa situação, porque é extremamente desagradável você não conseguir expressar aquilo que pensa. Por isso, ele precisa de um acompanhamento psicológico amiúde, que junto com toda a Equipe Multidisciplinar: Médicos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Neuropsicólogos, para que ele possa enfrentar essa dificuldade.


Notícias como essa, do ator Bruce Willis, nos fazem lembrar que conscientização deve ser uma tarefa diária. Se você conhece alguém com dificuldade para formar frases, trocando palavras com frequência ou embaralhando fonemas, procure um médico. Aqui na AFR, temos Fonoaudiológos, Terapeutas Ocupacionais e Psicólogos capacitados, que atuam no tratamento da Afasia. Caso precise, ligue para: (21) 2109-2626. Nós podemos te ajudar! Não esqueça que a AFR está sempre com você.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo