top of page

A Fundação da AFR e a Poliomielite

Atualizado: 24 de out. de 2022

Você sabia que a #AFR nasceu justamente no auge do surto de Poliomielite no #Brasil e teve um papel importante na Campanha de #Vacinação da época?


Dia 24 de outubro é considerado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A data foi criada pela Fundação Rotary International com o intuito de homenagear Jonas Salk, o líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença.


“A poliomielite é uma doença viral que atinge principalmente crianças não vacinadas de zero a quatro anos, causando a morte por comprometimento dos músculos respiratórios ou deixando sequelas com a perda parcial ou total da capacidade de contração dos músculos, quadro conhecido como paralisia flácida aguda.”

Fonte: Livro - Uma história brasileira das doenças


A epidemia no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, deixou centenas de crianças com sequelas durante os anos 1950. A mobilização da população fez com que segmentos da sociedade criassem condições para o surgimento de entidades filantrópicas de luta contra a paralisia infantil.


Como uma dessas entidades, a Associação Fluminense de Reabilitação, criada por um grupo de pessoas da Sociedade Niteroiense e de Instituições Públicas e Privadas, teve um papel importante na Campanha de Vacinação da doença na época, onde foram aplicadas doses da vacina Salk, antecessora da Sabin.


Desde sua fundação, a AFR empreende e dedica esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Sendo hoje reconhecida nacionalmente como Centro Especializado em Reabilitação, habilitado pelo Ministério da Saúde como CER II, nas modalidades Física e Intelectual, para atendimento a pacientes de alta complexidade.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page